Vasco Martins Sinfonia Nº4 Buda Dharma

Comecei a ler uma biografia de Siddhartha Gautama, alguns sutras e comentários sobre o budismo, que a meu ver não é uma religião, mas um patamar filosófico de alcance cósmico. Embora já tivesse lido alguma literatura budista, comecei a sentir um maior apelo. O meu interesse pelo pensamento budista vinha dos meus anos de adolescência e da previsível leitura de Siddhartha de Hermann Hess e de outros escritores orientalistas.

Era o mês de março de 2001. Arrastado pela leitura da biografia deste fascinante homem, dos seus aforismos, dos seus sermões e diálogos, comecei a compor uma Sinfonia celebrando o seu Dharma (do sânscrito: caminho, via). Em vários pontos da ilha compunha e orquestrava diretamente no papel, sobretudo junto ao Arco no Norte e no Monte Verde.

Passei doze ou quinze dias neste ritmo-transe, perfeitamente feliz. Experiência única que nunca mais tive. Dos confins dos séculos a estranha e comovente vida de Buda e os seus ensinamentos, foram inspirações e energias para alguém que andava de um ponto a outro numa pequena ilha vulcânica.

De facto, as últimas palavras do Buda intrigaram-me e fizeram-me refletir: Tudo é transitório, trabalhem para a vossa salvação. Mas ao rever a partitura, senti que as 5 partes que a constituem (é uma sinfonia com um só movimento de 20 minutos), senti que o titulo e a intenção criadora era mais abrangente.

A Sinfonia Nº 4 ‘Buddha Dharma’ foi estreada em setembro de 2001 em S.Paulo, Brasil, dirigida por Lutero Rodrigues. Na altura e nesse mês, as torres de NY tinham caído e abalado o mundo. Devido a isso, o maestro, no curto discurso de apresentação, falou da ‘sinfonia da tranquilidade e esperança’. No entanto, foi estreada com o nome ‘As últimas palavras de Shakyamuni’

Wikipédia:

Symphony No. 4, titled Buddha Dharma or rarely Buddha Dhamma was a symphony made by Vasco Martins in 2001. It was the first fourth symphony made by a Cape Verdean. The symphony was inspired by reading a book by Buddha. He composed it slowly (metronome figure circa 45), the one-piece work took two weeks and was made in and around the island of São Vicente. The first performance was premiered on September 23, 2001 in São Paulo, Brazil by Lutero Rodrigues and the local cultural symphony (Sinfonia Cultura), its length is 19-20 minutes. It was performed in France in 2007 and was done by Henri-Claude Fantapié. This work can be listened via the MP3 format via the website, this was done by the composer. The symphony is also available on YouTube. The work covers around 500 sizes and forms about five crescendos.

Orchestra

  • 1 piccolo, flutes, 2 oboes, 2 clarinets, 2 bassoon, contrabassoon (or tuba);
  • 3 horns, 2 C-trumpets, 2 trombones, 1 tuba (of contrabassoon);
  • 1 set of timpani, percussions of symbols from Tibet and Nepal, crotales, glockenspiel, a large drum and a large gong;
  • violin, violas, celli, double basses

Discography

  • North Czech Symphony Orchestra of Teplice, as performed by Charles Olivieri-Munroe

https://en.wikipedia.org/wiki/Category:21st-century_symphonies