Vasco Martins Piano

Vasco Martins começou a aprendizagem do piano na adolescência, com a sua tia Lili Medina. A partir de 1975 apreendeu estudos autodidatas, e no seu reportório incluía alguns clássicos. Na altura efetuou concertos a solo tanto no Mindelo como na Praia e gravou a cassette ‘De quando nasce o homem’, uma produção artesanal de Daniel Vitória. Foram vendidos 300 exemplares. Foi com o resultado dessas vendas que comprou o seu primeiro piano , um Grosskopf, restaurado depois pelo mestre Baptista.

O primeiro álbum de Vasco Martins ‘Vibrações’ para piano solo (1979), foi gravado em Lisboa num magnifico Steinway, que, por feliz coincidência, tinha sido posto à disposição da pianista Olg Prats para gravar algumas sonatas de Fernando Lopes Graça.

Nos concertos de piano solo aprecia tocar temas totalmente improvisados, ou a partir de um tema ou ‘célula’ melódica, na maior parte das vezes escolhida no momento, e assim entrar no mistério da ‘música que ‘flui’. O seu piano é expressivo e gosta de pensar, numa espécie de atitude romântica, que navega com o ‘Arquipélago de Cabo Verde’: os ventos oceânicos, constelações, luares, o deserto, a luz e sombra, tamareiras, amendoeiras, o ciclo das chuvas, a melancolia existencial da Morna, passando pelas rítmicas ternárias, estratocúmulos, colinas, montes e montanhas, uma simples e bela flor de uma planta endémica…e sempre a energia e o movimento do mar.

Como compositor tem várias peças escritas para piano, ‘Cabo Verde piano suite’, ‘A Lua ilumina as ondas’, ‘Akasha’, ‘O sonho do elefante’, etc.

Em 2015, em Coimbra, estreou ‘O Momento Presente’, concerto para piano improvisado e orquestra de cordas.

Lua Água Clara, álbum gravado em Paris, 2008

‘Nostalgia’, entre a Morna e o Tango-bolero sul-americano:

‘O Momento Presente’, concerto para piano improvisado e orquestra de cordas. Aqui a estreia em Cabo Verde, no Auditório Jótamont, cidade do Mindelo (2015), com orquestra de cordas reduzida.

‘Tribute to Alice Coltrane’ concerto no Mindelo, Jazz World Trio (Zé Paris, baixo e Micau Chante, percussão):

Amendoeira Celeste do álbum ‘Lua Água Clara’:

Concert booking: vascomartinsmusica@gmail.com

( Dados: uMa I)